logo

Inauguração Iluminação Aqueduto Água Prata – Évora | MUNICÍPIOS & COMUNIDADES

A JJTOMÉ esteve presente na cerimónia pública em assunto, no passado dia 6 de Agosto 2019, a convite do Sr. Presidente da Câmara Sr. Carlos Pinto de Sá.

A intervenção incidiu no troço situado entre a rua do Muro e a Rua do Salvador e esteve a cargo da JJTOMÉ, à qual foi delegada a tarefa de “iluminar o aqueduto”, pela primeira vez, pelas 21:45 do grande dia.

Com recurso a financiamento europeu, a intervenção incidiu nos alçados, no topo-capeamento e no intradorso dos arcos. O projeto procurou otimizar a perceção do monumento, adotando luz de diferentes tonalidades para os seus alçados e para o interior das arcadas. Assim, os contrastes cromáticos foram concebidos tendo em conta a própria luz dos candeeiros da iluminação pública existente, acentuando-se desta forma a presença do aqueduto.

Foram selecionados equipamentos que garantem o eficaz controlo da emissão luminosa, evitando a dispersão e garantindo o bem-estar nas edificações vizinhas. Deste modo, foram utilizadas grelhas anti-encandeantes nas áreas luminosas mais suscetíveis​ de criar desconforto e a iluminação dos alçados no interior da muralha foi baseada na luz de LEDS, criando contraste cromático com a iluminação pública.