Segurança


A promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é hoje um dos grandes desafios das empresas modernas e dos seus colaboradores.

O destaque que as matérias de segurança ocupam no campo laboral fica a dever-se no fundamental a duas ordens de razões: por um lado razões sociais, melhoria das condições de trabalho; por outro lado razões de ordem económica, relacionando-se estas diretamente com a rentabilidade das empresas.

A JJT desde cedo apostou na promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dos seus colaboradores. Procurando enquadrar organizativamente o tratamento deste tema e indo de encontro às mais modernas formas de organização, foi constituído o Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança (DSQA).

O referido departamento tem como principais atribuições a organização e realização de ações de formação e sensibilização e a condução de auditorias e inspeções programadas e aleatórias às frentes de trabalho, ferramentas fundamentais para a prevenção dos acidentes e melhoria das condições de trabalho.

 O cuidado que tem sido dado aos problemas da Segurança e Saúde no Trabalho tem-se refletido na redução da sinistralidade verificada nos últimos anos, o que tem permitido negociar junto da Seguradora, taxas inferiores às normalmente praticadas no setor da atividade de construção e obras públicas.

Considerando a larga experiência da JJTomé nesta área, podemos afirmar que a chave para obtenção desses resultados tem sido a avaliação do risco que permite determinar a origem, a natureza e os efeitos dos riscos em presença nas nossas atividades, possibilitando a adoção de medidas mais eficazes no controlo dos riscos. Estas medidas têm vindo a desenvolver-se a partir de um planeamento e programação coerentes, com o objetivo de eliminar os riscos ou reduzi-los a níveis mínimos aceitáveis, através de medidas técnicas e outras.